Coordenador : Silmara LÍdia Marton
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389269.2201.72474.24022023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças, adolescentes e jovens da comunidade do entorno à UFF de angra dos Reis; comunidade acadêmica formada por professores e demais servidores e alunos dos cursos de Pedagogia, Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF.
Local de atuação: Praças públicas de Angra dos Reis Comunidade da Praia do Retiro Campus UFF do Retiro Campus UFF em Jacuecanga
Objetivo
- Possibilitar cada vez mais a ocupação do espaço público com diálogos e arte que sensibilizem os espectadores de modo crítico e aprofundado em torno de temáticas que dizem respeito a política, educação, filosofia, arte e infâncias; - Educar o olhar sobre a(s) infância(s) e a política; - Oferecer um espaço de criação de ideias, pensamentos e proposições para reflexões e ações em torno da comunidade e entre os espectadores; - Preencher o espaço público com cultura oriunda dos diversos saberes do público e da universidade; - Propiciar o diálogo entre universidade e comunidade externa para socialização de conhecimentos, saberes e experiências; - Criar pontes com a comunidade local utilizando ferramentas educativas de forma empática e humanizadora, onde a escuta e a palavra estejam presentes; - Propiciar que o cineclube seja, conforme um dos aspectos que o caracteriza, um espaço de formação política entre os participantes, no horizonte da transformação social; e, - Contribuir pela via da arte e do diálogo na interface política, educação, filosofia e infâncias para a formação dos estudantes universitários e para a disseminação da cultura entre a comunidade local.
Resumo
O cinema é uma grande Arte e dispositivo fundamental de atravessamento dos sujeitos, provocando o transbordamento de suas emoções e sentimentos e convocando a um reencontro com suas infâncias. O cinema possibilita a criação de ideias e pensamento, o desenvolvimento de crítica e do diálogo e compartilhamento de experiências sensíveis entre os espectadores. O cinema politiza, educa, sensibiliza, regenera, transforma. Nesse sentido, essa proposta visa vivificar o espaço público com cultura e educação por meio da projeção de filmes seguida de conversas que intensifiquem o diálogo fecundo entre universidade e a comunidade externa. Nosso objetivo é socializar conhecimentos, saberes, pensamento e experiências estéticas. Visamos assim alargar as relações entre as subjetividades que ocupam o espaço acadêmico e as subjetividades locais da comunidade do entorno da universidade e, mais amplamente, a cidade de Angra dos Reis.